Árvore da Vida

O milenar ensinamento cabalístico identificou minuciosamente toda a formação do mundo integrado dos cem por cento. Este estudo é representado por uma estrutura denominada árvore da vida.

Esta árvore representa toda a estrutura dos mundos físico, emocional e espiritual, enfim tudo que existe. Seu entendimento vai revelar todo o funcionamento do mundo dos cem por cento. E este entendimento é parte fundamental na confecção de um mapa para uma vida significativa.

Não esqueça que todo este conhecimento ficou oculto por milênios e este é portanto um momento muito especial. Momento de compartilhar uma sabedoria divina.

10 -MALCHUT – 10%

A primeira dimensão é conhecida como Malchut, o reino do mundo físico, da matéria, e do mundo percebido pelos cinco sentidos. Uma grande parte das pessoas passa a vida percebendo apenas este mundo e acreditando que apenas o que é aparente representa a totalidade da existência. É o que se chama viver no mundo dos 10%.

A palavra chave nesta dimensão é a ESCOLHA. Tudo que nos acontece nesta vida tem relação com uma escolha feita por nós mesmos previamente. A libertação do mundo ilusório significa compreender isto plenamente e parar de atribuir os fatos de nossa vida à fatalidade.

Quais são as escolhas que você tem feito para sua vida?

9-YESSOD – 20%

Ao enxergar esta segunda dimensão, denominada Yessod, saímos de uma percepção puramente física do universo e ingressamos no caminho para enxergar o mundo dos 100%. Muitos seres humanos não atingem este nível de percepção e passam a vida apenas no mundo aparente. Nesta dimensão reside a base e o fundamento de nossas atitudes.

A palavra chave aqui é o PROPÓSITO. Somente tendo-se propósitos conscientes é que podemos realizar escolhas fundamentadas. Existem pessoas que são bonitas, ricas, inteligentes, saudáveis, sensíveis, e mesmo assim estão sempre insatisfeitas porque não possuem um propósito para suas existências. Para estas os cabalistas tem uma dica: A base de qualquer propósito é o desejo de compartilhar.

Você tem um propósito em sua vida? Se tem, ele inclui o desejo de compartilhar?

8-HOD – 30%

Hod é uma dimensão relacionada ao auto-aperfeiçoamento. Uma das razões para se estar vivo é fazer as coisas cada vez melhor. Mesmo que façamos uma mesma coisa por dezenas de anos, precisamos sempre estar nos aprimorando, re-inventando, sentindo diferente.

A palavra chave nesta dimensão é o REFINAMENTO. Para refinar a si mesmo você precisará se lapidar e neste processo terá que se livrar de excessos. Possivelmente pensará por algum momento estar perdendo alguma coisa.

Em que área de sua vida você necessita um maior refinamento?

7-NETSACH – 40%

Esta é uma dimensão relacionada à imortalidade. A palavra chave aqui é a PERMANÊNCIA. Esta é uma das grandes chaves do caminho espiritual. É necessário permanecer. É comum assistirmos pessoas buscando um caminho por um ano, depois vão para outro caminho, aí param de buscar, para então trocar de caminho novamente. Na verdade, muito mais importante do que a escolha do caminho A ou B, é permanecer e aprofundar em um caminho escolhido.

Normalmente, quando achamos que estamos em um caminho coerente surgem desafios, obstáculos aparentemente intransponíveis, que colocam todas as nossas convicções em cheque. Por isto existe uma outra palavra chave nesta dimensão: A CONFIANÇA.

Você permanece em seus objetivos?

6-TIFERET – 50%

Nesta dimensão residem os aspectos relacionados ao equilíbrio, a beleza e a harmonia. A palavra chave desta dimensão é a CONTEMPLAÇÃO. A principal ferramenta para se adquirir uma consciência contemplativa é a meditação, parte essencial do caminho do cabalista. Por mais que se estude não se chega à lugar algum sem praticar a meditação.

A meditação só terá o efeito desejado se realizada com permanência , com refinamento , estando atrelada à um propósito , e realizada por uma escolha consciente. São estes exatamente os atributos das dimensões vistas até o momento.

A MEDITAÇÃO faz parte da rotina de sua vida, como comer e dormir?

5-GUEVURÁ – 60%

Nesta dimensão a palavra chave é a DISCIPLINA. Guevurá também é associada ao DESEJO DE RECEBER. Somente pela virtude da disciplina é que é possível afastar nossos aspectos destrutivos e abrir espaço para receber o que realmente desejamos desta vida.

Conforme vimos anteriormente, existe uma contra-inteligência que nos acompanha da primeira inspiração ao último suspiro de nossa vida. Precisamos dizer não a estes nossos aspectos destrutivos para seguir em direção à uma existência plena.

Estou disposto a abrir mão do fácil para atingir meu propósito?

4-CHESSED – 70%

Chessed é a dimensão da misericórdia, associada ao DESEJO DE COMPARTILHAR. Quando atingimos esta dimensão nos aproximamos da natureza do criador e, portanto, de nossa própria natureza divina. O equilíbrio entre estas duas dimensões, Guevurá (desejo de receber) e Chessed (desejo de compartilhar) é a chave para uma vida plena.

O quanto você compartilha tudo aquilo que recebe?

3-BINÁ – 80%

A partir da dimensão de Biná encontramos a porta de entrada para o mundo infinito. A palavra chave aqui é o ENTUSIASMO. Você pode ter atingido todas as virtudes anteriores. Terá conquistado uma vida maravilhosa no plano da ação e também em todo seu aspecto emocional. Será com certeza uma pessoa espiritualizada. Mas para atingir a dimensão do mundo infinito é necessário algo a mais. É necessário entusiasmo e principalmente ALEGRIA.

Você demonstra alegria e entusiasmo com a vida?

2 – CHOCHMÁ – 90%

A dimensão relacionada a Chochmá é atingida por pouquíssimas pessoas. A palavra chave aqui é a AUTO-ANULAÇÃO. Quando atingimos esta virtude, e isto só é possível em flashes, percebemos a nós mesmos como se fossemos uma pessoa externa. Não existe mais aquele conceito tal como:

“Ah, como estou feliz que as coisas estão tão bem para mim!”, ou “Ah, como estou triste porque as coisas não acontecem como eu gostaria!”.

Ao se atingir Chochmá o ego é totalmente anulado e a sensação de liberdade é total. Só é possível atingir esta dimensão por curtos momentos.

Você se percebe como parte de um todo muito maior?

1- Keter 100%

É a dimensão do mundo infinito. Tudo que existe em nosso universo deriva da luz emanada pelo mundo infinito. A palavra chave associada à Keter é a CERTEZA. Quando se atinge a dimensão de Keter, o milagre torna-se possível, pois as limitações da matéria aqui não existem mais.

É necessário ter atingido todas as outras dimensões e ainda injetar uma absoluta CERTEZA para que se possa atingir esta dimensão e ao menos por um breve momento entender a nossa origem primordial.

Você consegue injetar CERTEZA, mesmo diante dos maiores obstáculos?