Bibliografia Sugerida


. O PODER DE REALIZAÇÃO DA CABALA.

Com uma linguagem simples e dinâmica é ideal para aqueles ainda não iniciados à sabedoria para cabala.
O Poder de Realização da Cabala possui uma linguagem muito atraente e é ideal para iniciantes e interessados no assunto. No entanto, será bastante útil também aos cabalistas mais experientes, porque permitirá uma revisão de temas essenciais da vida humana.
O texto contém ainda importantes apêndices com o significado de cada um dos 72 NOMES DE DEUS, e também com a explicação da energia predominante em cada um dos 12 MESES DO ANO.
Com preço muito acessível, torna-se uma obra indispensável para todo aquele que tem real interesse em viver a vida de forma significativa.

 

. AQUI AGORA – O encontro de Jesus, Moisés e Buda.

Em “AQUI, AGORA”, O encontro de Jesus, Moisés e Buda, Ian Mecler, fundador do Portal da Cabala, combina conceitos das mais importantes tradições espirituais para elaborar um guia de alta eficácia para a busca da realização.
O livro, bem-humorado e de linguagem direta, é uma viagem guiada pelos maiores mestres da humanidade, fundamentada também nos códigos da bíblia. Mecler revela uma forma prática e acessível de se libertar de todo o sofrimento desnecessário e a importância de viver o presente. A necessidade de experimentar cada momento, concentrando no aqui e agora, sem preocupações com o controle de tudo é a chave da felicidade e paz.
Sem privilegiar uma vertente religiosa, Ian Mecler fala, aqui, sobre os grandes mestres Jesus, Moisés e Buda, garantido ao texto uma pluralidade independente da religião. Criado, em grande parte, a partir de ensinamentos transmitidos por meio de aulas e palestras, “AQUI, AGORA” é todo apresentado no formato de perguntas e respostas. O livro apresenta, ainda, pequenas sugestões de práticas meditativas. Ao experimentá-las, é possível tirar um proveito substancialmente maior dos ensinamentos aqui colocados.

 

. AS DEZ LEIS DA REALIZAÇÃO.

Esse é um livro pocket, uma síntese dos principais ensinamentos da Cabala e de outras sabedorias espirituais. Um livro essencialmente prático, para ler e reler muitas vezes, de  forma que possamos estar sempre lembrando da oportunidade que nos é oferecida a cada momento.

 

 

 

 

O estudo e a prática da Cabala trazem respostas para as maiores questões da existência. Afinal, estaríamos aqui somente para perpetuar a espécie? Se assim fosse, porque então, somos os únicos, entre todos os animais, a perguntar: “Quem somos nós?”, “Por que nascemos e morremos?”, “Qual o significado da vida?”
Há pelo menos 4.000 anos os cabalistas vem passando, de mestre para discípulo, respostas para essas questões. Segredos sobre um mundo oculto, que não enxergamos com os olhos físicos, mas que está sempre influenciando nossas vidas. É nesse mundo oculto que residem os anjos cabalísticos, energias invisíveis, mas que possuem grande poder de influência sobre nossa vida.
O fato é que presenciamos um momento muito intenso no mundo, como jamais visto anteriormente e precisamos aprender a resgatar nossa verdadeira força, ir até a fonte que alimenta a nossa alma. Então você deve estar se perguntando: o que devo fazer para entrar em contato com os anjos? O que é necessário fazer para injetar mais Luz em minha vida?
Em A força – o poder dos anjos da Cabala você encontrará essas respostas. Aprenderá ainda, através de um guia prático de conexão com os anjos, a obter a força necessária para que possa partir em busca do que é realmente significativo em sua existência.

 

 

. A CABALA E A ARTE DE SER FELIZ.

Em A Cabala e a arte de ser feliz, Ian Mecler mostra que é preciso descobrir a verdadeira mensagem bíblica para alcançar o bem-estar e a harmonia, já que a compreensão dos textos sagrados nos permite conquistar as sete habilidades da felicidade.
Comum texto claro e objetivo mas ao mesmo tempo sensível e espiritualizado, o livro ensina, entre outras coisas:
– Técnicas de auto-observação para despertar sua consciência.
– A verdade sobre a lei da atração.
– Meditações para obter saúde, felicidade e sucesso.
– Os segredos da meditação dos 72 Nomes de Deus.

 

 

. TORÁ – A Lei de Moisés.

Chama-se “Lei de Moisés” ou “Pentateuco” ao conjunto dos cinco primeiros livros da bíblia, que são:
Gênesis (Bereshit), Êxodo (Shemót), Levítico (Vayikrá), Números (Bamidbar) e Deuteronômio (Devarim).
A autoria destes cinco livros é atribuída a Moisés, que teria escrito todos os seus cinco mil oitocentos e quarenta e cinco versículos sob orientação divina. A Torá é um livro repleto de códigos, e quando lida em sua versão original em hebraico, emana uma enorme quantidade de energia. O texto da Tora, assim como o do Sefer Ietsirá e o Zohar, necessita obrigatoriamente a presença de um mestre para ser compreendido.

 

 

. SEFER IETSIRÁ – O Livro da Formação.

O Sefer Ietsirá é um pergaminho, provavelmente o mais antigo escrito sobre cabala, e sua autoria é atribuída, ao menos parcialmente, ao patriarca Abrahão, há cerca de 4.000 anos atrás.
O texto é uma obra-prima da cabala, e trata das origens do universo e das possibilidades de permutação de letras e números para a transformação do mundo material. Os métodos do Sefer Ietsirá envolvem profundas meditações e contém uma enorme quantidade de mistérios divinos.
O texto original, assim como o Zohar, é todo codificado e extremamente difícil de se entender. Existe uma edição em português comentada por Aryeh Kaplan, um grande erudito da tradição, reconhecido em todo o mundo e autor de dezenas de livros de cabala. Kaplan morreu muito cedo, aos 40 anos, e foi uma grande perda para todos nós. É um livro difícil e que não deve ser estudado por aqueles ainda não iniciados em cabala, nem ao menos sem a supervisão de um mestre.

 

 

. ZOHAR
O Zohar é o livro sagrado da cabala revelado ao rabino Shimon Bar Yohai há cerca de dois mil anos e abrange temas como: reencarnação,astrologia,anjos,meditação,saúde, cura e universos paralelos.
É um conjunto de 17 volumes de um texto também bastante codificado, que só pode ser compreendido sob a supervisão de um mestre. O Zohar é a base da cabala Luriana, já que foi Isaac Luria, no século XVI, que encontrou o manuscrito em uma sinagoga e passou anos em exílio, sob orientação espiritual, ate que conseguiu compreender seus segredos e então revelar a seus discípulos.
O Zohar completo ainda não se encontra traduzido para o português. No entanto já existem alguns volumes trechos já traduzidos pela academia de cabala do Rio de Janeiro.

 

 

. OS DEVERES DO CORAÇÃO.

Bahia Pacuda escreveu uma importante obra de cabala, denominada “Os Deveres do Coração” (Ed. Sefer). Nesta obra ele define 10 portais para um caminho baseado na ética e na moral. O livro foi uma referência para grandes cabalistas, entre eles Isaac Luria, que incentivava seus discípulos a estudarem-no diariamente.
Por ser um livro de mil anos atrás, possui um tipo de narrativa característica da época, acentuadamente racional e deve ser lido com esta compreensão.

 

 

. O CAMINHO DOS JUSTOS.

Este é o livro mais conhecido de Moshe Chaim Luzzatto, cabalista que viveu no século XVIII. O livro apresenta uma declaração ética sobre comportamento e auto-conhecimento para se alcançar uma alma santa. Este trabalho possui diversas idéias cabalísticas, porém os elementos esotéricos foram dissimulados, visto que ele era perseguido pela cúpula de rabinos da Itália e Alemanha.
Por ser um livro de mais de 200 anos atrás, possui uma narrativa clássica, extremamente moral e precisa ser lido com esta compreensão.

. CABALA – O Caminho da Mística Judaica.

Este livro foi escrito nos Estados Unidos em 1978 por Perle Epstein e traduzido em 1991 para o português. Perle produziu um fascinante relato das experiências místicas de alguns dos maiores mestres de cabala da história.
O livro tem apresenta uma linguagem agradável e dá ao leitor um excelente resumo do que foi produzido por grandes mestres místicos tais como Simeon Bar Yochai, Abraham Abulafia, Isaac Luria, Baal Shem Tov e muitos outros. Faz-se interessante observar que a autora estudou cabala com Arieh Kaplan.

 

 

. CABALA PRÁTICA.

Livro de introdução, que apresenta diversos temas fundamentais da cabala em uma linguagem simples e acessível.

 

 

 

 

 

. NUMEROLOGIA JUDÁICA E SEUS MISTÉRIOS – David Zumerkorn.

Interessante obra elaborada após extensa pesquisa na Bíblia, que traz diversos exemplos dos mistérios da numerologia judaica, abordando temas de interesse, como o significado dos nomes e seus valores numéricos, astronomia, astrologia e Cabala.

 

 

 

 

. ENCONTRO COM HOMENS NOTÁVEIS – Gurdjieff.

Este livro, embora não seja um livro sobre cabala, é um livro essencial para aqueles que buscam ver o além do aparente. Ele narra a vida de G.I. Gurdjieff, um extraordinário homem que dedica a sua vida à busca da verdade, em regiões remotas do Oriente.

 

 

 

 

. QUANDO TUDO NÃO É O BASTANTE.

Com estilo ágil e fluente, o autor mostra como enfrentar o tédio, a falta de sentido na vidae o sentimento de futilidade. Um livro que reflete sobre a verdadeira razão de viver.

 

 

 

 

 

 

. RUMO A UMA VIDA SIGNIFICATIVA.

Este livro reúne ensinamentos de um grande rabino americano do século XX, de uma bondade ímpar, atraiu muitos milhares de seguidores. Este texto é um best-seller, com mais de 250.000 cópias vendidas e transmite uma mensagem universal que conclama à união em torno de um ldeal de um mundo melhor, baseado na ética e na virtude.

 

 

 

 

. MEDITAÇÃO E CABALÁ.

Excelente obra sobre meditação, Meditação e Cabalá é um livro obrigatório para aqueles que tem interesse em se aprofundar na meditação cabalística. Autor de diversos outros importantes livros, Aryeh Kaplan apresenta conceitos teóricos e práticos baseados no “Zohar”, na “Vida do Mundo Futuro”, nos “Portões da Inspiração Divina” e em outros importantes textos da tradição.

 

 

 

. TAMAREIRA DE DEVORÁ.

O Ramac, como também era conhecido Cordovero, escreveu muitas importantes obras cabalísticas, entre elas, “Tamareira de Devora”, clássico fundamental no estudo da árvore da vida. Neste livro ele analisa de maneira clara e objetiva os treze atributos de misericórdia mencionados pelo profeta Miquéias, onde demonstra como podemos imitar Deus em todas as nossas ações. Como é um livro escrito há cerca de 500 anos, precisa ser interpretado de acordo com o pensamento e cultura vigentes nesta época.

 

 

 

. A ROSA DE TREZE PÉTALAS.

Este livro foi escrito por um importante sábio do século XX: o rabino Adin Even Yisrael. Ele esclarece conceitos fundamentais da tradição mística judaica, a Cabalá, apresentando uma nova visão do papel da fé como instrumento para a busca de Deus. Sua linguagem não é muito fácil, e é necessária muita concentração para o entendimento dos profundos conceitos que nele são apresentados.

 

 

 

.THE BAHIR.

O Bahir é um antigo texto, dos mais importantes da sabedoria cabalística. Foi escrito no século I, mesma época em que foi escrito o Zohar. Este livro, mais um escrito por Aryeh Kaplan, apresenta o texto original, que é composto de 200 versículos, e o comentário do autor para cada um destes versículos.
Por não haver tradução para a língua portuguesa, o mesmo só pode ser adquirido do original em inglês.

 

 

 

.VIVER COM INSPIRAÇÃO.

Livro com linguagem atraente e ao mesmo tempo profundo, indicado para aqueles que já estudam cabala há algum tempo. Aborda temas muito interessantes, como as fendas no tempo e a importância dos inícios.

 

 

 

. A MÁSCARA DO MUNDO.
Do mesmo autor do livro anterior, este já possui uma linguagem um pouco mais rebuscada. Este livro faz uma longa analogia do mundo físico em que vivemos como uma máscara, que precisa ser retirada, para que possamos ver a verdadeira realidade. Indicado para aqueles que já estudam cabala há algum tempo.

 

 

 

 

 

. O PODER DA CABALA.

Este é um dos mais recentes livros de cabala. Com uma linguagem simples e dinâmica é ideal para aqueles ainda não iniciados à sabedoria para cabala. O que não significa que sua leitura não seja recomendada também para os cabalistas praticantes.
Muitas pessoas passam a se interessar em estudar cabala devido à linguagem simples e cativante deste livro. O livro apresenta ainda diversas tabelas para visualização de seqüências de letras hebraicas.