Projeto Compartilhar

Compartilhar é a base de nossos ensinamentos. Conheça as instituições que o Portal da Cabala colabora.

Filantropia Rio de Janeiro

 

ASSOCIAÇÃO FOCINHOS DE LUZ

compartilhar focinhodeluz

SOBRE A ASSOCIAÇÃO FOCINHOS DE LUZ

É uma entidade sem fins lucrativos que nasceu da vontade de um grupo de voluntários em criar um local onde cães e gatos em situação de risco ou maus-tratos pudessem ser acolhidos.

O grupo comprou um terreno e iniciou a construção de canis e gatis. Em 2011 inaugurou o espaço em Sepetiba –RJ onde hoje abrigam 60 cães e 30 gatos. Muitos deles idosos, outros com sequelas de doenças e maus-tratos.

Esses animais, além de abrigados pela Focinhos de Luz,  são tratados, alimentados e castrados para que posteriormente possam ser adotados,  tendo assim a chance de uma vida mais feliz, digna e saudável.

Além disso é feito um acompanhamento mensal da situação dos animais adotados. Caso a adoção não seja bem sucedida, o animal é resgatado para retornar ao Focinhos De Luz.

O propósito maior dessa associação é promover adoções. Em quase dois anos de atividade já conseguiram lares para mais de 120 cães e 45 gatos.

 PORTAL DA CABALA E FOCINHOS DE LUZ

O Portal da Cabala ajuda a entidade no custo de manutenção do local bem como no tratamento mensal de cada animal.

A entidade iniciou recentemente a reforma de um galpão para abrigar a área administrativa, estoque de medicamentos, estoque de ração e outros materiais. O material para essa construção foi comprado com doaçõesfeitas pelo Portal da Cabala.

COMO AJUDAR

A instituição precisa de:

1. Voluntários para visitas sistemáticas aos animais em Sepetiba e atividades simples como brincadeiras e banho.

2. Voluntários com automóveis para o transporte de animais para feiras de adoção.

3. Divulgação dos eventos para um maior numero de participantes.

ATIVIDADES

Realizam quinzenalmente uma feira de adoção no Recreio dos Bandeirantes e mensalmente em outros bairros do Rio de Janeiro. Além disso, promovem a cada dois meses um evento beneficente.

CONHEÇA MAIS

www.focinhosdeluz.com
contato@focinhosdeluz.com

 

INSTITUTO ESTRELA DA FAVELA

compartilhar estreladafavela

 SOBRE O INSTITUTO ESTRELA DA FAVELA

Fundada em outubro de 2012 o Instituto tem como proposta o atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias através de atividades lúdicas e esportivas complementares a escola e desenvolver programa de voluntariado para a realização desse  trabalho.

O trabalho realizado com as crianças acontece de forma lúdica, através de jogos, estimulo a leitura, musica, dramatizações e brincadeiras. Com as famílias, o trabalho é desenvolvido através da busca ativa, esclarecendo e orientando para a inclusão em programas sociais.

Muitas destas famílias enquanto trabalham deixam os filhos sós em casa no horário em que não se encontram na escola. Estas crianças e adolescentes ficam desocupadas e expostas ao uso de substâncias ilícitas, aliciamento e violência social.

A localização da Instituição no bairro da  Candelária, permite a utilização dos  equipamentos sociais existentes no local : Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS, 2 escolas municipais de ensino fundamental,  Posto de Saúde de atendimento a saúde básica além da Unidade de Policia Pacificadora – UPP, que disponibilizou a quadra esportiva para as atividades de recreação.

O objetivo é trabalhar com a faixa etária de  4 a 14 anos e suas famílias desenvolvendo  atividades para:

Crianças: Reforço escolar  e recreação, Alfabetização de adolescentes, encaminhamento para a escola formal, Aulas de inglês, Atendimento psicopedagógico, Atendimento psicológico individualizado e em grupo.

Famílias: atendimento psicológico individualizado e em grupo, aconselhamento familiar e espaço de convivência para as famílias

Voluntariado: formação e orientação de um grupo de voluntários

Neste momento a equipe já conta com assistente social, psicopedagoga, psicóloga, professores de inglês de  reforço escolar e de  recreação

CONHEÇA MAIS

www.facebook.com/pages/Estrela-da-Favela

 

BIBLIOTECA CARIJÓ

 compartilhar bibliotecaSOBRE A BIBLIOTECA CARIJÓ

A  Biblioteca Carijó foi construída na crença de que é possível melhorar o mundo a partir da expressão artística e da colaboração.  Foi inaugurada no ano de 2007, em uma sala da paróquia da pequena cidade de Bocaina de Minas, ao pé da Serra da Mantiqueira e, a partir de dezembro de 2009, passou a funcionar em uma garagem independente mantida com ajuda de amigos do Portal da Cabala.

O acervo é formado por meio de trocas de livros e doações de amigos e conta hoje com mais de 300 publicações, voltadas principalmente para crianças e jovens.

A Biblioteca Carijó tem como propósito criar um pólo cultural num lugar onde não havia nenhuma iniciativa semelhante. Contribui como ambiente de convívio e exercício da cidadania para crianças e jovens de várias idades, através da interação com outros leitores, da disciplina de escolher, usar e devolver os livros, além da colaboração no cuidado com as obras disponíveis.

Como centro formador de leitores, oferece aos usuários algo de fundamental, que só advém com o hábito da leitura: a capacidade de articular melhor seus pensamentos. Assim, estes jovens podem usufruir criativamente e mais criticamente das várias mídias contemporâneas que cruzam os seus caminhos.

As atividades complementares estimulam a expressão artística, permitindo o encontro de novas vocações e um espaço para a formação da identidade individual e coletiva.

A proposta é também colaborar com os grupos escolares distantes do centro, carentes de opções para despertar um primeiro contato com a leitura e a arte.

A premissa é de que um ambiente criativo livre permite que diversos assuntos e interesses sejam abertamente expressados e acolhidos pelo grupo.

Todas as atividades são gratuitas e acontecem regularmente aos sábados. Alguns exemplos das práticas artísticas desenvolvidas são: contação de histórias, oficina de ilustração dos contos e poesias lidas para o grupo, oficina de papel artesanal, aulas de pintura e artesanato, pequenos concursos como o de criação de novas histórias a partir de livros ilustrados e o de criação de poemas a partir de músicas levadas para apreciação, ficha de avaliação do leitor, onde a criança faz breve crítica do livro escolhido (como reconhecimento, as melhores “resenhas” são postadas no blog da Carijó : www.bibliotecacarijo.blogspot.com), sessões de cinema e avaliação de linguagem com uma profissional em fonoaudiologia.

Após três anos de funcionamento, a biblioteca já tem 120 pessoas inscritas, a maioria na faixa dos 3 aos 15 anos. Cerca de 20 crianças frequentam regularmente as atividades abertas aos sábados.

 CONHEÇA MAIS SOBRE A INSTITUIÇÃO

www.bibliotecacarijo.blogspot.com

 

SOLAR MENINOS DE LUZ

compartilhar solar

SOBRE O SOLAR MENINOS DE LUZ

Em funcionamento desde agosto de 1991, o Solar Meninos de Luz é uma organização civil, filantrópica que promove educação formal e complementar em regime integral, cultura, esportes e cuidados básicos de saúde nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

 PORTAL DA CABALA E SOLAR MENINOS DE LUZ

O Portal apoia a instituição financiando instrumentos para oficina de percussão, aulas de capoeira e aulas de escultura e artes.

 

CONHEÇA MAIS

www.meninosdeluz.org.br
www.facebook.com/meninosdeluz

 


INSTITUTO VÉRAS

compartilhar veras

SOBRE O INSTITUTO VÉRAS

Em 1956 Dr. Raymundo Véras e sua esposa, após incansável luta para tratar e reabilitar seu filho, que após um acidente, ficara totalmente imobilizado, conhecem um fisioterapeuta americano, que desenvolvia um método específico de reabilitação. José Carlos estava tetraplégico, razão pela qual seus pais partiram aos EUA na busca de respostas.

De volta ao Brasil, pretendendo continuar o tratamento de José Carlos e estendê-lo a outras pessoas, especialmente crianças necessitadas de reabilitação, decidiram fundar uma instituição.

Em 1985 Dr. José Carlos Véras, formado em Medicina, dá continuidade à obra de seus pais, assumindo a direção do Centro de Reabilitação, dedicando toda sua vida às crianças portadoras de problemas de ordem neurológica.

O Instituto Véras é uma Entidade Civil Filantrópica Educacional, sem fins lucrativos que atende crianças com comprometimento intelectual, de aprendizagem, sensorial, motor, e com problemas que retardam e desorganizam o desenvolvimento das funções cerebrais.

PORTAL DA CABALA E VÉRAS

O Portal contribui em ações como campanhas para arrecadação de alimentos não perecíveis e material de limpeza.

CONHEÇA MAIS

www.veras.org.br

 

LAR MARIA AUGUSTA

SOBRE O LAR MARIA AUGUSTA

 A Casa Espírita acolhe e abriga adolescentes (meninas), mães prematuras (bem como seus filhos), grávidas ou não, vitima de abuso sexual, de violência doméstica, em situação de rua abrigando-as em um espaço, proporcionando um lar, onde recebem o tratamento adequado para sua dignificação como pessoa humana, auto-estima, qualificação profissional, educação, alimentação, acolhimento e outros.

PORTAL DA CABALA E LAR MARIA AUGUSTA

Profissionalização das adolescentes atendidas com Oficina de Cabeleireiro.

 CONHEÇA MAIS

www.tesloo.org.br

 

Filantropia São Paulo – SP

 

PEQUENOS CORAÇÕES 

compartilhar_pequenos coracoes

SOBRE A ASSOCIAÇÃO PEQUENOS CORAÇŌES

Fundada em março de 1997, Pequenos Corações éAssociação de Assistência à Criança Cardiopata. Tem como missão prestar atendimento às crianças portadoras de cardiopatia congênita e suas famílias, informando e proporcionando hospedagem, alimentação e encaminhamento para assistência jurídica, médica e/ou assistencial, bem como desenvolvendo ações que visam minimizar o impacto social, financeiro e psicológico que as famílias destas crianças sofrem durante o tratamento da cardiopatia.

É uma entidade sem fins lucrativos, com sede em São Paulo e atuando em todo o território nacional, presta assistência às crianças acometidas de Cardiopatia Congênita e suas famílias. O  principal objetivo é orientar e auxiliar as milhares de famílias com crianças cardiopatas no Brasil para que as mesmas tenham acesso a tratamento adequado e tenham uma vida feliz, como qualquer outra.

PORTAL DA CABALA E PEQUENOS CORAÇÕES

O Portal da Cabala auxilia mensalmente na compra de remédios, fornecimento de enlatados, alimentos, brinquedos e kits higiene bebê e mamãe. Auxiliatambém na compra de produtos e brinquedos para serem distribuídos em festas de final de ano, páscoa, dia da criança, nos hospitais de SP e Bauru.

 

COMO AJUDAR

A instituição tem  necessidade de alimentos não perecíveis, colchão caixa de ovo, apoio financeiro para compra brinquedos, doces, para as festas no decorrer do ano e distribuição nos hospitais de SP e Bauru (especializados em cardiopatia).

 CONHEÇA MAIS

www.pequenoscorações.com.br

 

MAESP

 compartilharmaespSOBRE A MAESP

A MAESP – Movimento de Assistência aos Encarcerados do Estado de São Paulo foi fundada em janeiro de 1962.

O objetivo do MAESP é abrigar crianças e adolescentes carentes, e filhos de encarcerados, no período em que o lar, por motivo de prisão de um dos genitores, estiver desfeito ou sem condições de se dar a necessária assistência à criança ou adolescente.

Dar educação, formação, assistência, cuidar do desenvolvimento e da preservação do bem-estar geral dessas crianças e adolescentes, abrigando-os gratuitamente para que no futuro possam ter uma vida normal na sociedade.

 PORTAL DA CABALA E MAESP

O Portal da Cabala auxilia mensalmente na doação de produtos de limpeza, alimento e fraldas.

 

COMO AJUDAR

A instituição tem  necessidade de leite em pó, alimentos em geral (arroz e feijão), produtos de higiene (fraldas, lenços umedecidos, pasta de dente, papel higiênico) e produtos de limpeza (sabão em pó, desinfetante, detergente, luvas para limpeza pesada e outros).

 CONHEÇA MAIS

Avenida do Cursino, 388 – Saúde – São Paulo |  Tel.: 11- 5062-8007

maesp.sp@uol.com.br

 

CASA DO CAMINHO – MÓDULO AVÓS


compartilhar casaSOBRE A CASA DO CAMINHO

 A Casa do Caminho é uma associação civil sem fins lucrativos, que se propõem a realizar trabalhos que proporcionem dignidade ao ser humano.

Sua obra começou em 1993 com o grupo Mãos na Massa, formado por voluntários que se reuniam aos sábados em uma chácara de um dos participantes, no Embu, com o objetivo de fazer e distribuir pães caseiros para as famílias carentes da região.

Dois anos após o início dessas atividades, o grupo tomou conhecimento da existência de um terreno à venda, com 10.000 m2. Em um mês o valor necessário para a aquisição da área foi obtido, através de doações. Era o início da Casa do Caminho, associação de assistência à criança, à família e ao idoso.

No Módulo das Avós há duas alas, a primeira são os leitos de enfermaria, para assistência de até 6 pacientes carentes, que necessitem de cuidados mínimos de saúde. A segunda ala abriga até 20 senhoras necessitadas de amparo. Além de suprir as necessidades básicas, há também acompanhamento gerontólogo por uma equipe multidisciplinar e atividades ocupacionais que proporcionam conforto, interação e desenvolvimento pessoal.

 

PORTAL DA CABALA E CASA DO CAMINHO

 O Portal da Cabala contribui mensalmente com produtos alimentícios e material de limpeza para o asilo. Também auxilia financeiramente para as obras no hospitalMódulo Saúde (Centro de apoio a oncologia).

Participação nos almoços mensais para arrecadação que ajudam na manutenção do asilo e hospital.

 ATIVIDADES

 No ultimo domingo de cada mês a Casa do Caminho faz um almoço beneficente no Módulo Saúde. Todos estão convidados a participar.

 COMO AJUDAR

A instituição tem  necessidade de materiais de limpeza, leite em pó, molho de tomate, açúcar e outros mantimentos não perecíveis.

CONHEÇA MAIS

Rua Crisântemo, nº 745, Embu, SP | (11) 4704-1739

www.casadocaminho-embu.org.br

 

AAFESP

compartilhar aafesp

SOBRE A AAFESP

A ASSOCIAÇÃO DE ANEMIA FALCIFORME DO ESTADO DE SÃO PAULO – AAFESP é uma entidade sem fins lucrativos, legalmente constituída desde março de 1997, mas, atuando informalmente, desde 1993, em conjunto e parceria com a Associação Afro-Brasileira Ogban.

 No ano de 1993, a enfermeira mestre Berenice Kikuchi atendeu no posto de saúde uma família com um filho de dez anos e diagnóstico recente de anemia falciforme. A partir deste primeiro atendimento a OGBAN passou a acompanhar a trajetória dessa família na busca de assistência especializada. Este acompanhamento revelou o desconhecimento a respeito da enfermidade e sobretudo , como o componente étnico poderia representar para estas famílias um somatório de estigmas, orientando uma nova militância para mobilizar vontades para a ação.

A OGBAN torna-se aglutinadora de intervenções em saúde para este setor, organizando a base de dados socioeconômicos e de saúde dos pacientes, com elaboração divulgação entre os planejadores de saúde de diferentes esferas de poder, com elaboração de material informativo e educativo, cursos para lideranças de movimento social negro e profissional de saúde nas grandes capitais, participação em debates, divulgação na mídia.

 PORTAL DA CABALA E AAFESP

 O Portal da Cabalacontribui mensalmentepara a profissionalização de mães na confecção de bolsas e outras atividades artesanais. Também contribuiu financeiramente para a reforma da sede do Patriarca e participa das campanhas especiais de entrega de produtos em períodos como Páscoa, Dia da Criança, Natal, festas de final de ano e demais festas.

 CONHEÇA MAIS

http://www.aafesp.org.br

 

 ABEAC

compartilhar abeac

SOBRE A ABEAC

A ABEAC é uma ONG legalmente estabelecida que mantém mais de 1.000 cães, todos em busca de um lar feliz.

 PORTAL DA CABALA E ABEAC

O Portal da Cabala apadrinhou uma cadelinha idosa chamada Vovó. Ela fica no abrigo de Parelheiros. Auxiliamos com valor mensal para compra de remédios, ração especial e etc.

COMO AJUDAR

 Adote ou apadrinhe um animalzinho. Para adoção basta entrar em contato pelo e-mail queroadotar@abeac.org.br ou para apadrinhar apadrinhe@abeac.org.br

 

CONHEÇA MAIS

http://www.abeac.org.br/

 

ASSEAMA

 compartilharasseamaSOBRE A ASSEAMA

 A ASSEAMA  (Associação Espírita Amigos dos Animais) foi fundada em 12 de julho de 2006, com o objetivo de conscientizar o ser humano quanto aos animais e toda a Natureza, através da Doutrina Espírita.

Em setembro de 2006, iniciaram o primeiro trabalho de assistência espiritual aos animais.
Em janeiro de 2007, iniciaram um grupo de estudo sobre a alma dos animais.
O trabalho espiritual e o curso foram crescendo e
assim, no início de 2009 houve a necessidade de um novo espaço. Trata-se do primeiro e único Centro Espírita no mundo totalmente voltado para a espiritualidade dos animais e a atividades espirituais voltadas para o amor aos animais e a tudo que vive.

 PORTAL DA CABALA E ASSEAMA

O Portal contribui com a doação de valores para compra de frutas para animais silvestres vitimas de maus tratos.

 

CONHEÇA MAIS

 http://www.asseama.com.br/

 

OUTROS:

DRA JULIANA – VETERINÁRIA

O Portal da Cabala auxilia com doações mensais para compra de remédios e exames.

JIU JITSU

O Portal da Cabala subsidia aulas semanais para um grupo de 36 alunos e auxilia na compra dos uniformes e outras necessidades dos aluno.

TAEKWENDO

 O Portal da Cabala dá auxílio financeiro a 20 alunos para participação em concursos, apresentações e troca de faixas.

CINTIA

O Portal da Cabala auxilia no pagamento de parcela da mensalidade de curso de profissionalização (finalizará em set.13)